Mude sua vida sendo responsável

É normal que você receba o título de RESPONSÁVEL quando cumpre o que prometeu, e isso faz com que muitas pessoas confiem em você.

Isso é algo admirável, pois muitas pessoas preferem não conviver com indivíduos irresponsáveis.

É normal que as pessoas dêem sua confiança a amigos com quem podem contar e darão seus negócios a empresas que admiram.

Uma pessoa responsável é aquela em quem se pode confiar para agir sem a necessidade de supervisão estrita, porque ela é responsável por seu próprio comportamento. Continue fazendo isso e logo você desenvolverá uma reputação de cumprir as obrigações.

Ser confiável é uma sensação boa, e tanto as crianças quanto os adultos gostam de se sentir capazes de fazer as coisas por conta própria, sem qualquer supervisão.

Isso aumenta a auto-estima e o e auto-confiança de uma pessoa.

Você já percebeu que uma pessoa responsável enfrenta as tarefas difíceis sem culpar os outros por quaisquer contratempos ou problemas? Eles são responsáveis ​​por seu sucesso ou fracasso, e através desse “risco” conquistam grandes recompensas.

 

Como ser Responsável

Muitas das suas escolhas podem ter ficado no meio do caminho por falta dos ingredientes que vou te passar a seguir. Para ser responsável, é necessário seguir um determinado conjunto de diretrizes, em cada ação que você fizer.

 

Coloque tudo isso em prática e você conquistará mais responsabilidade:

 

1. Se você concordou em fazer algo, apenas faça

Quando você decepciona seus amigos, familiares ou colegas, eles logo param de acreditar em você.

Você é levado a sério, quando realmente cumpre seus compromissos. Se você nunca assumiu um compromisso antes, experimente.

Não importa o que seja, mas comprometer-se com algo ajuda você a aprender a cuidar de outras coisas além de você mesmo e, como um efeito colateral agradável, irá treiná-lo para seguir uma rotina.

Esse aprendizado irá te tornar mais eficaz em todos os outros aspectos de sua vida.

 

2. Seja consistente

Responsabilidade não significa nada sem ações.

Isso significa criar horários e rotinas que funcionem para você. Responsabilidade não significa estudar para um exame por 8 horas e, em seguida, não tocar em seu livro por mais um mês.

Uma pessoa responsável passará cerca de uma hora examinando suas anotações todos os dias.

O mesmo acontece com seus relacionamentos. Não adianta ligar todos os dias que precisa de conselhos e depois desaparecer do radar por um mês.

Traga consistência a todos os aspectos de sua vida e você será muito mais feliz. Esse curso aqui pode te ajudar muito com isso.

 

3. Pare de procurar culpados

Assuma total responsabilidade pelas ações que você fez e nunca afirme que a culpa é de outra pessoa, exceto sua.

Ao fazer isso, você está, na verdade, dando ao mundo uma mensagem, de que está no controle de todas as áreas de sua vida. Poucas pessoas realmente fazem isso.

Não foi culpa do trânsito você estar atrasado para o trabalho, simplesmente não saiu de casa cedo o suficiente ou não foi capaz de pensar que poderiam existir imprevistos.

De acordo com isso, a vida nem sempre é justa. Algumas pessoas passam por momentos mais difíceis do que outras, mas nunca serão capazes de sair de seu curso até que reconheçam as ações que estão realizando e tentem fazer uma mudança.

Não espere a vida ser justa, ajuste-se á realidade e transforme-a.

 

4. Abandone o hábito de reclamar

Falar negativamente sobre todas as interações em sua vida não vai te levar muito longe, especialmente depois que você conseguir “o título” de alguém que está sempre reclamando do chefe, do clima ou até mesmo do preço das coisas.

Esta é uma maneira muito comum das pessoas culparem o mundo.

Claro, você não pode alterar o preço das coisas, mas todos têm o mesmo problema.

Se realmente te incomoda o preço da gasolina, compre uma bicicleta e vá para o trabalho nela, por exemplo.  Você não imagina o quanto é prazerosa a liberdade que é parar de reclamar e agir para solucionar.

Se você parar toda vez que estiver para fazer um comentário negativo e disser algo positivo, as pessoas mudarão a maneira como olham para você.

Recupere sua atitude mental positiva o quanto antes.

 

5. Livre-se das desculpas

Semelhante ao anterior, em qualquer situação, há sempre fatores fora do nosso controle.

Uma pessoa irresponsável afirma que esse é o motivo pelo qual a tarefa falhou, mas o que você realmente está fazendo é dizer que não foi o responsável.

As formas comuns de desculpas começam assim…

  • “Eu teria, mas …”
  • “Eu conseguiria, se …”
  • “Se não fosse tal coisa …”

Preste atenção em como você fala e comece a assumir a responsabilidade. Da próxima vez que você começar a dar uma desculpa, simplesmente admita por que não concluiu a tarefa.

Talvez você queira fazer algo mais divertido ou simplesmente esteja cansado demais. Assuma.

Uma pessoa responsável admite as verdadeiras razões pelas quais não fez algo e não há nada de errado nisso.

 

6. Seja aberto e admita quando cometer um erro

Ao aceitar a responsabilidade quando você faz “asneira”, tire o máximo proveito de uma situação ruim, aprendendo com isso para impedir a si mesmo de cometer o mesmo erro novamente no futuro.

Você nunca aprenderá coisas importantes se nunca admitir quando está errado.

Portanto, permita-se crescer e seja responsável ao dizer “Sinto muito, errei. Não vai acontecer de novo.”

 

7. Reconheça que haverá coisas que você não pode controlar

Tão importante quanto assumir a responsabilidade por suas próprias ações é a capacidade de saber quando surge algo pelo qual você não pode ser responsável.

Se sua empresa falir, não é sua culpa (a menos, é claro, que você sozinho tenha planejado isso), e você também não é responsável por seus amigos irresponsáveis ​​que estão sempre fazendo escolhas erradas ou aquele parente que está devendo rios de dinheiro por aí.

Concentre-se em ser responsável por coisas que pode controlar e evite o estresse daquelas que não pode.

Aqui nesse curso eu explico muito sobre a diferença entre FATO e SIGNIFICADO. Eu acho que vai te auxiliar.

 

8. Cuide-se

Você não deve confiar nos outros para lembrá-lo de coisas simples que você mesmo poderia descobrir ou simplesmente saber.

Assuma a responsabilidade e esteja no controle de sua vida.

Você pode começar desenvolvendo a habilidade com a importância dos cuidados básicos consigo mesmo, da administração do seu tempo e do controle da qualidade do seu sono.

Embora possa parecer simples, isso vai te ajudar.

 

9. Aprenda a ser multitarefa

 

Essa é outra característica de uma pessoa responsável, pois você precisa fazer malabarismos com todos os pratos que você equilibra nas varas.

Isso pode significar cuidar do seu filho, ter sucesso na carreira, na sua empresa, amar o seu parceiro e lembrar as 7 contas diferentes que precisam ser pagas, todas no mesmo dia.

Embora seja impossível fazer tudo isso de uma vez, uma pessoa responsável faz uma lista com cada prioridade distribuída no tempo e começa a marcar cada uma à medida que as executa.

 

10. Seja alguém com quem as pessoas possam contar

Se você pegar algo emprestado de um amigo, cuide bem disso. Se um colega lhe contar um segredo, guarde-o para você.

Isso demonstra que você é confiável e que as pessoas podem contar com você quando surgir algo maior.

Você também precisa saber como se comportar quando ocorre uma tragédia. Diante de notícias devastadoras, você deve ser responsável e estar ao lado da sua família e amigos, como um sistema de apoio para as pessoas que realmente precisam de você.

Ser responsável também requer aprender a se controlar quando as coisas ficam difíceis, a ponto de conseguir até auxiliar os outros.

 

11. Tire conclusões com pensamentos racionais

Use o bom senso nas decisões que tomar.

Ao pensar bem nas coisas, você fará escolhas melhores e ganhará a confiança da sua família, amigos e no trabalho.

Aprenda a fazer uma boa formulação de objetivos.

 

12. Chega de procrastinar

Se houver um trabalho que precisa ser feito, faça-o.

Cumprir prazos é uma característica de uma pessoa responsável e, por fazer as coisas na hora certa, mostra que você pode administrar com sucesso sua própria vida e seus próprios compromissos.

Imagine… Se você não é capaz de se controlar no próprio tempo, será capaz de controlar o que?

Pode ser difícil exercer esse nível de autodisciplina, especialmente quando seus amigos estão saindo e você precisa dispensá-los para fazer um trabalho.

Pode ser difícil controlar o hábito de comer saudavelmente quando as pessoas da sua casa continuam se perdendo nas “gostosuras”. Assuma a responsabilidade pelo resultado que você quer alcançar.

Seja eficaz em suas habilidades de gerenciamento de tempo.

Recompense-se apenas quando tiver assinalado as tarefas da sua “lista de tarefas diárias”, porque se quiser ser verdadeiramente responsável, você precisa enfrentar os desafios que a vida lhe lança, e não apenas aproveitar a diversão.

 

13. Demonstre que você pode lidar com as pequenas coisas

Leva tempo para ganhar confiança, então faça o suficiente no trabalho, na escola, ou nos esportes, para mostrar sua capacidade de ser responsável.

Só então você terá a chance de mais.

Responsabilidade não é algo a que cada um de nós tem direito, você precisa primeiro agir com responsabilidade e ganhar o direito.

Se seu professor, seus pais ou um gerente hesita em dar-lhe mais responsabilidade, pense por que isso pode ser verdade. Busque mostrar que podem confiar em você a ponto de lhe entregar algo importante.

 

Quer aprender como colocar isso em prática? Tem 42 aulas aqui pra vc.

Reveja essas regras com carinho e coloque-as em prática. Elas ajudarão você na construção da Vida Extraordinária que deseja ter.

 

 


Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Conheça os cursos online para começar agora

[TheChamp-FB-Comments]