As principais habilidades e técnicas eficazes para falar em público

Vou te ensinar sobre as principais habilidades e técnicas eficazes para falar em público.

Você pode pensar que oradores eficazes nascem assim. Você estaria errado! Falar em público é uma habilidade que pode ser aprendida e melhorada.

Os oradores mais eficazes trabalharam duro para dominar habilidades eficazes de falar e boas técnicas de falar em público. 

Eles podem passar horas praticando, trabalhando com um treinador ou fazendo cursos, mas existe um caminho muito mais fácil que é dominar a arte da comunicação antes de querer ser um orador.

Com a técnica e a prática, qualquer pessoa que desejar pode se tornar um orador eficaz.

Hoje em dia, com a facilidade da comunicação através dos meios digitais, isso já não é mais uma novidade. Passou à ser uma necessidade.

A boa notícia é que, com as técnicas corretas de falar em público, você pode melhorar suas habilidades e se tornar um orador eficaz. 

Neste tutorial, vou listar algumas técnicas diferentes de falar em público que podem ajudá-lo a aprender como se tornar um orador eficaz e se comunicar melhor.

Você poderá começar a colocar em prática na sua vida, começando pelas redes sociais. É uma boa maneira de treinar.

 

O que é falar em público?

 

Falar em público ocorre quando você se comunica diante de um grupo de pessoas.

Falar em público tem muitas vantagens , inclusive melhorando seu nível de confiança e dando a você a oportunidade de defender uma causa com a qual você se interessa. 

Além disso, ter habilidades eficazes de falar em público pode ajudá-lo a encontrar um emprego melhor ou começar o seu próprio negócio. 

Muitas profissões, como instrutores, profissionais de vendas, médicos, advogados, autônomos, exigem que você fale em público. 

Mesmo quando um trabalho não inclui falar em público na descrição das funções, empregadores valorizam os candidatos com habilidades eficazes de se comunicar. 

Em pesquisas com empregadores, os participantes indicaram que consideravam importante as boas habilidades de comunicação duas vezes mais que as habilidades gerenciais.

Talvez você esteja se perguntando “o que faz um bom orador?” 

A resposta pode parecer fácil: um bom orador faz uso de técnicas eficazes de falar em público. 

Quais são essas técnicas eficazes de falar em público? 

É sobre isso que falarei no restante deste texto.

 

Técnicas eficazes de falar em público

 

Você pode aprender a se tornar um orador mais eficaz usando as técnicas certas e praticando suas habilidades. Aqui estão algumas técnicas a seguir:

 

1. Preocupe-se com o seu conteúdo

Se você se importa sinceramente com o assunto, o público também entenderá. 

Eles ouvirão mais de perto para descobrir por que seu assunto é tão importante para você. 

E é mais provável que perdoem quaisquer pequenos erros que você possa cometer, ou seja, você precisa ser apaixonado por aquilo que quer comunicar.

 

2. Lembre-se do seu objetivo de falar e não fique enrolando

Todos nós provavelmente já ouvimos pelo menos um orador que parecia continuar indefinidamente sobre nada em particular. 

Uma razão pela qual isso acontece é porque o discurso não está suficientemente focado. O orador está tentando cobrir demais e acaba entediando os ouvintes.

No início do processo de desenvolvimento do seu discurso, identifique o motivo pelo qual você está falando. Faça questão de manter esse objetivo durante sua apresentação. Não se desvie do tópico.

 

3. Apoie seus pontos principais

Cada argumento que você faz em seu discurso fica mais rico se for amparado por um exemplo, uma ilustração ou fatos. 

Por exemplo, em um discurso sobre a importância da água limpa, essa afirmação é muito vaga:

“Muitas pessoas não têm água limpa.”
Se você apresentar uma estatística explicativa para essa informação, terá uma maneira mais eficaz de apoiar seu argumento, como por exemplo:

“Em todo o mundo, segundo a entidade “X”, 780 milhões de pessoas não têm acesso a uma fonte de água melhorada”.

 

4. Conte uma história

As pessoas adoram uma boa história, pois isso gera uma conexão com o conteúdo. Então, se você quer ser um orador mais eficaz, conte uma história.

Contar histórias é a principal maneira de tornar seu material mais atraente e se relacionar com seu público. Verifique se a sua história é relacionável e relevante.

Se você está falando sobre o seu negócio, aqui estão alguns exemplos de histórias que você pode contar:

Uma história de cliente. A história de como seu produto ou serviço atendeu à necessidade de um cliente específico ou resolveu um problema. Os clientes satisfeitos geralmente ficam felizes em compartilhar isso.

A história da sua empresa. A história de como sua empresa surgiu. Isso pode ser especialmente eficaz se for orientado ao cliente.

Uma história de desenvolvimento de produto. A história de como você decidiu criar um novo produto (ou serviço).

Obviamente, existem muitos outros tipos de histórias que você pode contar, dependendo do tipo de fala que está fazendo, como por exemplo o uso de metáforas, que provocam um altíssimo grau de percepção e aprendizado.

 

5. Use as ferramentas de apresentação com sabedoria

As apresentações de slides geralmente têm a reputação de serem monótonas, mas isso ocorre porque muitos palestrantes desconhecem o que suas ferramentas de apresentação podem fazer e não fazem o melhor uso de todos os recursos. 

Para envolver melhor seu público, aprenda a usar os recursos mais avançados da sua ferramenta.

Utilize vídeos, áudios, imagens, mas de forma que se encaixe e fique agradável para quem assiste. As apresentações são um guia do que você está explanando e não todo o texto que é falado.

E esses recursos são apenas a ponta do iceberg. 

Para realmente aprimorar suas técnicas de falar em público, você deve aprender tudo o que sua ferramenta de software de apresentação pode fazer. Isso te diferencia.

 

6. Use um modelo profissional

Se você não tem habilidades para criar uma apresentação nos softwares que existem no mercado, use modelos com designs prontos. 

O design da sua apresentação afeta a forma como o seu público o percebe. Mesmo que você tenha memorizado seu discurso, utilize esse recurso – seu público poderá julgá-lo negativamente se o design da sua apresentação for desleixado e pouco profissional.

Tudo isso é muito pessoal e eu aconselho que você meça os resultados, e peça opniões.

 

7. Pratique antes

Uma das técnicas mais importantes de falar em público é geralmente uma das práticas mais negligenciadas. Se você espera ser um orador eficaz sem praticar seu discurso, você está errado. 

Uma das maneiras mais rápidas de evitar falhas de falar em público é tentar fazer um discurso que você realmente não conhece e não praticou.

O velho ditado, “a prática leva à perfeição”, é realmente verdade quando se trata de desenvolver habilidades de fala eficazes. 

Quanto mais você pratica seu discurso, mais familiar será para você e mais confortável você estará. Além disso, praticar o seu discurso é uma boa maneira de descobrir quanto tempo o discurso levará e onde você precisará fazer uma pausa.

 

8. Relaxe, falar em público é incrível

É normal ficar nervoso ao falar em público. Os números variam, mas um estudo do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia estima que 77% de nós têm medo de falar em público . 

É tão comum que exista um termo técnico real para o medo de falar em público – “Glossofobia”.

Não estou dizendo isso para deixá-lo mais ansioso, mas quero te informar que ter alguma ansiedade antes de fazer um discurso é perfeitamente normal. 

Ainda assim, você deve relaxar, se puder. Você ficará mais confortável e o público também se relacionará com você. Lembre-se, quem está lá é para te ouvir e você está para falar.

Se há algo que normalmente o acalma em situações estressantes, tente usá-lo antes de falar, como por exemplo:

  • Fazer meditação
  • Exercitar seu corpo
  • Fazer afirmações positivas
  • Ouvir música

 

9. Não se preocupe tanto com os erros

Uma das razões pelas quais muitos de nós temem falar em público é porque estamos preocupados que cometeremos um erro e nos envergonharemos na frente de todos. Se esse é o seu medo, deixe para lá. A maioria do público entenderá se você cometer um erro. E se for um pequeno erro, o público pode nem perceber.

Obviamente, a prática pode reduzir drasticamente a probabilidade de você cometer um erro. Quanto mais você praticar, melhor conhecerá seu discurso – e menos erros serão prováveis.

Então, o que você deve fazer se cometer algum erro? Se for um pequeno erro, não pare ou peça desculpas pelo seu erro, pois isso só chama a atenção. Apenas continue. Se você cometer um grande erro, tente usar o humor para difundir a situação e continue seu discurso. Seus ouvintes ficarão impressionados com a forma como você lidou com as coisas com elegância e de forma divertida.

 

10. Desenvolva seu próprio ritmo

Quando se trata de falar em público, um erro comum dos novatos é falar rápido demais. 

Isso geralmente é causado por uma combinação de nervosismo e por não perceber a rapidez com que você está falando. 

Até o medo de cometer um erro pode fazer você falar muito rápido para acabar logo.

Mas falar rápido demais torna mais difícil para os ouvintes entenderem o que você está dizendo.

Oradores eficazes sabem se orientar. Eles falam em um ritmo natural e fazem breves pausas naturais em seu discurso.

Também ajuda se você se lembrar de respirar durante seu discurso. Um número surpreendente de pessoas prendem a respiração sem perceber quando estão nervosas. 

Prender a respiração, apenas aumentará sua ansiedade. Portanto, lembre-se de respirar profundamente durante os intervalos do seu discurso. Se sua fala for longa, tomar um gole de água durante intervalos da fala também pode ajudar.

 

11. Adicione recursos visuais

Recursos visuais podem servir como uma ilustração poderosa do seu discurso. 

A maioria das pessoas usam muito a visão para perceberem algo. Portanto, se você pode expressar seu argumento mostrando aos ouvintes em vez de apenas descrevê-los, é mais provável que eles se lembrem.

Tenha cuidado. Para ser eficaz, seu auxílio visual deve ser de alta qualidade e facilmente visível a todos os membros do seu público. 

Evite incorporar gráficos de baixa qualidade em uma apresentação de slides. 

 

12. Vista-se de acordo com a imagem que deseja passar

Qual a roupa certa para vestir se você quer ser um orador eficaz?

Bem, não há uma resposta. Como você se veste depende de quem serão seus ouvintes. 

O princípio geral é que você deve se vestir profissionalmente para causar uma boa impressão. 

Certifique-se de observar também as boas regras de higiene.

Muitos especialistas acham que você deve se vestir de acordo com a forma como o seu público se veste. 

Se o público estiver vestido formalmente, você não quer aparecer de bermuda e camiseta. 

Da mesma forma, se o público estiver vestindo shorts e camiseta, não se vista formalmente.

 

13. Use gestos (mas não exagere)

O movimento natural durante um discurso é um sinal de um orador eficaz. 

Gestos com os braços, as mãos e até mesmo dar alguns passos pelo palco podem ser boas técnicas de falar em público, desde que sejam naturais, intencionais e não exagerados.

O movimento pode fazer você parecer mais confortável e ajudar seu público a se relacionar com você. 

Você provavelmente já viu o orador rígido que faz o discurso enquanto está parado, as mãos pendendo frouxamente ao lado deles. Qual você prefere ouvir? Aquele orador rígido, ou um orador que pontua sua fala de tempos em tempos com gestos significativos?

 

14. Permita uma sessão de perguntas e respostas

As sessões de perguntas e respostas são uma das técnicas de falar em público mais sub-utilizadas. Muitos oradores apenas dizem o que vão dizer e depois se sentam. Que desperdício!

A beleza das perguntas e respostas é que você ouve as preocupações de seus ouvintes diretamente e as aborda publicamente, fortalecendo ainda mais o seu caso.

Você pode se preparar para uma sessão de perguntas e respostas criando sua própria lista de perguntas e possíveis objeções que os membros da audiência possam ter (com respostas). 

Estude a lista cuidadosamente para que você esteja familiarizado com ela. 

Se alguém mencionar um ponto em que você não tinha pensado, não entre em pânico. Eles não esperam que você saiba tudo. 

É perfeitamente aceitável pegar as informações de contato e dizer que você voltará para elas assim que tiver a resposta.

 

Coloque essas regras em prática e, se quiser conhecer mais à fundo os SEGREDOS DA ORATÓRIA, clique aqui e veja o que você pode alcançar.


Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Conheça os cursos online para começar agora

[TheChamp-FB-Comments]