6 reflexões para encontrar sua missão de vida e ser feliz

A combinação de uma carreira de sucesso, uma família amorosa, amigos sinceros e leais, pode parecer a receita para uma vida perfeita cumprida com o alinhamento da tão sonhada Missão de Vida.

No entanto, mesmo aqueles que podem conquistar cada um desses detalhes podem sentir que algo está faltando – e que “algo” é seu objetivo na vida.

“Encontrar o seu propósito” é mais do que apenas um clichê ou um sonho que nunca será realizado.

Na verdade, é uma ferramenta para uma vida melhor, mais feliz e saudável que poucas pessoas tentam usar.

Algumas pesquisas americanas, citam que cerca de 25% dos adultos americanos citam ter um claro senso de propósito sobre o que torna suas vidas significativas, de acordo com uma análise do assunto no The New York Times, enquanto 40% afirmam ser neutros no assunto ou dizem que não saber.

Por que você precisa de um senso de propósito?

Um estudo de 2010 publicado na “Applied Psychology”, descobriu que indivíduos com altos níveis de bem-estar  – que envolvem um senso de propósito, um senso de controle e um sentimento de que vale a pena fazer – tendem a viver mais. O seu propósito é algo que evidencia a sua missão de vida.

Outros pesquisadores descobriram que o bem-estar pode ser protetor para a manutenção da saúde. Naquela pesquisa, as pessoas com o bem-estar mais forte tinham 30% menos probabilidade de morrer durante o período de acompanhamento de oito anos e meio.

Também há pesquisas que vinculam a sensação de que você tem um senso de propósito a resultados positivos de saúde, como menos derrames e ataques cardíacos, um sono melhor e menor risco de demência e incapacidade.

Um estudo de 2016 publicado no “Journal of Research and Personality” descobriu que indivíduos que sentem um senso de propósito ganham mais dinheiro do que indivíduos que sentem que seu trabalho não tem significado .

Portanto, a boa notícia é que você não precisa escolher entre ter riqueza e viver uma vida significativa.

Você pode encontrar uma maneira de unir as duas coisas para que seus objetivos permitam que você ganhe mais dinheiro.

Com todos esses benefícios, fica claro que é importante encontrar um propósito e um significado em sua vida .

Mas propósito e significado não são algo que possa ser determinado rapidamente.

O processo requer muita auto-reflexão, ouvindo os outros e descobrindo onde estão suas paixões, ou até se apaixonando mais pelo que você faz.

Essas seis estratégias podem ajudá-lo a revelar ou encontrar seu propósito, para que você possa começar a ter uma vida mais significativa, uma vida extraordinária.

 

1. Doe tempo, dinheiro ou talento

Encontrar o seu propósito na vida tem muitos benefícios.

A missão de vida de um indivíduo também é realizada no auxílio aos mais necessitados. Se houver apenas um hábito que você possa criar para ajudá-lo a encontrar seu objetivo, seria ajudar os outros.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida e Stanford descobriram que a felicidade e a significância se sobrepunham, mas eram diferentes:

a felicidade estava ligada a ser um tomador antes de um doador, enquanto que a significância era mais um doador do que um tomador.

Ser o “doador” em um relacionamento conecta pessoas com uma vida mais propositada.

Comportamentos altruístas podem incluir o voluntariado para uma organização sem fins lucrativos, doar dinheiro para causas que lhe interessam ou simplesmente ajudar as pessoas ao seu redor no dia-a-dia, mesmo dentro de casa.

Passar dois sábados por mês servindo sopão, ou se oferece como voluntário para levar seu vizinho idoso ao supermercado uma vez por semana, fazer algo gentil com os outros pode fazer você se sentir como se sua vida tivesse sentido.

 

2. Escute Feedback

Às vezes, pode ser difícil reconhecer as coisas pelas quais você se apaixona.

Afinal, você provavelmente gosta de fazer muitas coisas diferentes e as coisas que você gosta de fazer podem ter se tornado tão arraigadas em sua vida que você não percebe o quanto essas coisas são importantes.

Felizmente, outras pessoas podem fornecer algumas dicas. Há uma boa chance de você já estar demonstrando sua paixão e propósito para as pessoas ao seu redor sem nem mesmo perceber.

Você pode escolher entrar em contato com as pessoas e perguntar o que as lembra de você ou o que elas pensam quando você entra na mente delas. Ou você pode tomar nota quando alguém lhe elogia ou faz uma observação sobre você.

Anote essas observações e procure padrões mas não se acomode com poucas respostas.

Se as pessoas pensam em você como “um grande artista” ou dizem “você tem uma paixão por ajudar os idosos”, ouvir outras pessoas dizerem o que elas notam sobre você pode reforçar algumas das paixões pelas quais você já se envolveu.

 

3. Cerque-se de pessoas positivas

O que você tem em comum com as pessoas que você escolhe estar por perto? Elas tem alguma ligação com a sua missão de vida?

Não pense nos colegas de trabalho ou familiares que você se sente obrigado a ver. Pense nas pessoas com quem você escolhe passar algum tempo fora do trabalho e fora das funções da família.

As pessoas com quem você se cerca dizem algo sobre você. Se você estiver cercado por pessoas que estão fazendo mudanças positivas, poderá se inspirar.

Por outro lado, se as pessoas ao seu redor são pessoas negativas que o arrastam para baixo, convém fazer algumas alterações.

É difícil sentir paixão e propósito quando você está cercado por pessoas que não estão interessadas em fazer contribuições positivas.

 

4. Iniciar conversas com novas pessoas alinhadas a sua Missão de Vida

É fácil navegar pelas mídias sociais enquanto você está sozinho no metrô ou sentado em um bar esperando por um amigo. Resista a esse desejo. Em vez disso, reserve um tempo para conversar com as pessoas ao seu redor. Pode parecer estranho, mas em um passado remoto isso era muito comum. É só você ir para uma cidade de interior com poucos habitantes que verá isso acontecendo ainda.

Pergunte se eles estão trabalhando em algum projeto ou o que eles gostam de fazer por diversão. Converse com eles sobre as organizações com as quais eles estão envolvidos ou se gostam de doar para qualquer causa específica. A missão de vida de cada um está na sua fala, no seu jeito de ser.

Mesmo que a conversa com estranhos possa parecer estranha no começo , conversar com pessoas fora do seu círculo social imediato pode abrir seus olhos para atividades, causas ou oportunidades de carreira que você nem sabia que existiam.

Você pode descobrir novas atividades para explorar ou lugares diferentes para visitar. E essas atividades podem ser fundamentais para ajudar você a encontrar seu objetivo.

 

5. Explore seus interesses e considere as injustiças que o incomodam

Existe um assunto sobre o qual você esteja falando repetidamente em suas redes sociais?

Você compartilha regularmente artigos sobre mudanças climáticas, notícias de viagens, etc?

Há fotos no Instagram de você participando de uma atividade específica repetidamente, como cozinhar ou fazer apresentações?

Considere as conversas que você mais gosta de manter com as pessoas quando se encontra cara a cara. Você gosta de falar sobre história? Ou você prefere compartilhar as últimas dicas de economia que descobriu?

As coisas que você gosta de falar e as que você gosta de compartilhar nas mídias sociais podem revelar as coisas que lhe dão uma boa direção ao seu propósito na vida.

Muitas pessoas têm suas causas ou projetos de paixão que cercam uma injustiça no mundo. Existe algo que o deixa tão profundamente infeliz ao pensar sobre isso que o incomoda até o âmago?

Pode ser o bem-estar animal, uma questão específica de direitos civis ou organizações de obesidade infantil. As organizações estão lá fora e precisam de sua ajuda.

Você não precisa necessariamente se envolver em seu objetivo em tempo integral. Você pode achar que sua carreira lhe dá a capacidade de ajudar uma causa pela qual se apaixona. Ou, você pode descobrir que é capaz de doar tempo – e não dinheiro – para ajudar uma causa em que acredita.

Inclusive, você pode ganhar dinheiro com isso também, sendo que não há nada de errado em ganhar dinheiro.

 

6. Descubra o que você gosta de fazer. Aí está o alinhamento com a sua Missão de Vida.

Simplesmente pensar no que você realmente gosta de fazer também pode ajudá-lo a encontrar sua missão de vida.

Você ama teatro? É melhor usar suas habilidades de maneira a trazer performances ao vivo que podem se beneficiar da exposição às artes.

A análise de dados é algo que você realmente acha divertido? Existem grupos de pessoas que podem achar essa habilidade um ativo inestimável.

Considere que tipo de habilidades, talentos e paixões você traz para a mesa. Depois, pense como você pode transformar sua paixão em algo significativo para você.

Encontrar o seu objetivo não é algo que pode ser feito em alguns dias, semanas ou meses mas pode ser uma jornada ao longo da vida e só pode ser feita um passo de cada vez.

Você também pode achar que seu objetivo muda com o tempo. Sem problemas. Se por acaso você achar que a organização vai te ajudar nessa tarefa, aprenda a fazer isso bem feito.

Talvez você tenha gostado de trabalhar com animais em sua juventude, mas agora deseja unir forças para se formar em medicina.

Definitivamente, você também pode ter mais de um objetivo.

Lembre-se de que seu objetivo não significa necessariamente que você precise alterar o que já está fazendo. Se você cortar o cabelo das pessoas, poderá decidir que seu objetivo na vida é ajudar os outros a se sentirem bonitos. Essa é a magia da percepção do propósito. Tudo está interligado.

Se você trabalha como segurança de uma escola, pode achar que seu objetivo é criar um ambiente que ajude as crianças a aprender. E isso é MUITO importante.

Ocasionalmente, você pode pausar o que está fazendo e refletir sobre se sente que o caminho que está seguindo o leva na direção que deseja seguir. Caso contrário, você pode mudar de rumo.

Às vezes, esse caminho para encontrar seu objetivo tem algumas curvas, bifurcações e semáforos, e você precisa estar atento.

 

Quer saber mais? Eu gravei um vídeo falando um pouco mais sobre Missão de Vida, é só clicar na imagem…

 

 


Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Conheça os cursos online para começar agora

[TheChamp-FB-Comments]