Como melhorar a organização das suas tarefas – Princípio Eisenhower

A ORGANIZAÇÃO AJUDA NA SUA VIDA EXTRAORDINÁRIA?

Há uma grande dificuldade em gerar a organização das tarefas no dia a dia. É exatamente essa dificuldade que pode colocar tudo à perder na construção de uma Vida Extraordinária.

Digamos que você tenha total interesse em construir algo muito diferente do que já conquistou até hoje.

Serão necessários momentos importantes de reflexão, frente à uma mesa, fazendo anotações, contas e planejamentos à serem seguidos. Em algumas vezes as ações escolhidas lhe trarão uma mudança de vida radical, que demandará tempo, dedicação, ações alinhadas e processos à serem medidos.

Nada disso é novidade, porém o grande problema é:

Existem “vilões” que podem atrapalhar esse processo de forma silenciosa, porém destruidora.

 

QUAL O MAIOR PROBLEMA EM VIVER DESORGANIZADAMENTE?

Quando a falta de organização afeta a vida de uma pessoa, é desenvolvida uma sensação de descontrole, onde além de você, outras pessoas importantes são afetadas. Os efeitos desse comportamento não se restringem apenas à uma pessoa e sim à um grupo que se envolve em algo que não permite o avanço e o sucesso.

Pessoas desorganizadas tendem a viver sozinhas ou se agrupam, formando um “grupo” especialista em desorganização. Esse costume não é desenvolvido de uma hora para outra, mas sim de uma hora para outra.

Como diz Stephen R. Covey, “Você é o criador. Você está no comando.”

No livro “Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes”, com lições poderosas para a transformação pessoal, ele enfatiza a importância de colocar a matriz de Eisenhower em prática.

 

O QUE AS PESSOAS DE SUCESSO CONSEGUEM:

É preciso abandonar o convívio com a confusão. Dúvidas de “como dar o próximo passo” devem ser sanadas urgentemente.

Quer ter sucesso? O que vai te diferenciar é a capacidade de separar tudo o que é IMPORTANTE daquilo que é URGENTE.

A matriz de Eisenhower, criada pelo presidente dos Estados Unidos em 1953, facilita esse processo de separação.

 

E SE EU DEMORAR MUITO PARA ME ORGANIZAR?

Já não é de hoje esta dificuldade. E inclusive não é só sua. Portanto acelere esse processo de mudança. É importante não se espelhar em pessoas que protelam, demoram ou atrasam.

A hora de mudar é agora.

É hora de acelerar.

 

COMO CONTROLAR A ORGANIZAÇÃO DAS SUAS TAREFAS?

eisenhower organização
Matriz para criação da sua organização de tarefas

 

  1. Faça uma lista de tarefas à serem executadas.
  2. Separe estas tarefas entre os seguintes quadrantes:
    1. Urgente e Importante
    2. Não Urgente e Importante
    3. Urgente e Não Importante
    4. Não Urgente e Não Importante

 

As CRISES se encontram onde as tarefas urgentes e importantes estão presentes. É aqui que você deve colocar tudo aquilo que precisa acontecer e o prazo está expirado.

As Metas e Planejamentos estão no quadrante do que não é urgente mas é importante. Aqui está a chance de você construir o caminho para a sua Vida Extraordinária, mas estatisticamente é o quadrante em que as tarefas não estão agrupadas para o maior número de pessoas.

As interrupções estão no quadrante do que é urgente e não é importante. Aqui ficam as tarefas que roubam o seu tempo. Para diminuir as tarefas aqui aprenda a planejar melhor e dizer NÃO para algumas coisas e pessoas.

As distrações estão no quadrante das tarefas não urgentes e não importantes. Colocando tarefas nesse quadrante você irá aproveitar mal seu tempo. O que fazer para mudar? Aprenda a dizer NÃO para si mesmo e as distrações começaram a sumir da sua vida.

 

Existem outras pessoas que gastam um tempo enorme em coisas “urgentes, porém menos importantes”, pensando que estão no quadrante “urgente e importante”. Elas passam maior parte do tempo reagindo as coisas que são urgentes, presumindo que sejam importantes, onde na verdade a urgência dessas questões com frequência se baseia nas prioridades e expectativas de outros.

S. Covey.

 

Gostou desse texto?

Acredito que você goste de assistir a aula detalhada aqui.

 

Deixe seus comentários, ficarei feliz em respondê-los.


Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Conheça os cursos online para começar agora

[TheChamp-FB-Comments]